Sutra do Coração na voz de Chen Kun

Por que o nome “Sutra do Coração”? O sutra tem esse nome porque ensina o coração do Mahayana , principalmente em termos de visão. Entretanto, a motivação básica do Mahayana está implicitamente contida no sutra, na forma de Avalokiteshvara, o grande bodisatva que é a corporificação da bondade amorosa e compaixão de todos os budas. Na verdade esse é o único Sutra Prajnaparamita no qual Avalokiteshvara aparece e sendo o principal personagem. Contudo, o Sutra do Coração ensina a vacuidade através da tônica da compaixão. Às vezes é dito que, em certo sentido, a vacuidade é o coração do Mahayana, mas o coração da vacuidade é a compaixão. As escrituras usam a frase “vacuidade com o coração de compaixão.” É crucial nunca esquecer isso. A principal razão da presença de Avalokishtevara é para simbolizar o aspecto compassivo e enfatizar que não deveríamos nos esquecer disso. Se apenas lermos todas as negações e nos prendermos no “nenhum caminho”, “não eu” e “não realização”, pode ficar um pouco confuso ou deprimente e podemos pensar “Por que estamos fazendo isso?” ou “Por que não estamos fazendo outra coisa?” De fato, a essência dos ensinamentos do Prajnaparamita e Mahayana é a união entre vacuidade e compaixão. Se olharmos os Sutras Prajnaparamita completamente, veremos que eles explicam os dois aspectos extensivamente. Além de ensinar sobre a vacuidade, eles também discorrem sobre o caminho detalhadamente, por exemplo, como cultivar bondade amorosa e compaixão, como fazer certas meditações, e como progredir no caminho. Eles nem sempre ficam apenas negando, e às vezes até apresentam os ensinamentos a partir de um ponto de vista mais positivo. Até mesmo o Sutra do Coração, lá pelo fim, aparece com algumas frases sem os “nãos”.
Sem desenvolver um coração leve e compaixão, que como agua alivia nossa rigidez mental, há o perigo de que os ensinamentos sobre a vacuidade possam fazer o nosso coração ainda mais rígido. Se acharmos que entendemos a vacuidade, mas a nossa compaixão não aumenta, ou até diminui, estamos no caminho errado. Portanto, para aqueles que são budistas, é necessário fazer florescer compaixão e bodhicitta antes de começarmos a estudar, recitar e contemplar o sutra. Que todos possam se conectar com qualquer rastro de compaixão que encontrarem em seus corações.

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