O Garçom que lustra Pneus

Hoje ao buscar meu marido no aeroporto, fiquei parada dentro do carro. Em seguida bateram no vidro e eu com medo, nem abri o tal vidro, mas pedi que o rapaz falasse o que queria.
Ele veio de Santa Rosa para ser garçom. Trouxe junto a esposa e dois filhos. Ao chegar na Rodoviária, foi assaltado e ficou sem os documentos. Um papeleiro que assistiu a tudo, disse a eles, que morava embaixo do viaduto de entrada de Porto Alegre e eles se dirigiram para lá também.
É obvio que o rapaz queria um dinheiro, mas não aceitou o dinheiro como esmola e me disse, que mesmo eu não querendo, ele iria limpar os pneus do carro,em troca da ajuda.
Conversando percebi a preocupação em alimentar os seus e dei a ele salgadinhos e granolas que tinha no meu carro, para que levasse as crianças.
Me senti realmente, muito mal frente aquela situação.
Me senti mal, por nem ter aberto o vidro do carro até ouvir toda explicação.
Me senti mal, porque é mais uma familia que vem para a capital em busca de um sonho e é lesada na chegada por mal intencionados.
Me senti mal, por ser impotente para mudar essa realidade do meu próximo.
O rapaz tinha um brilho de esperança e de pureza no olhar. Ele ainda não se vendeu a miséria.
Ele veio para ser garçom. Tinha dentes limpos e alvos e um sorriso e educação amável.
Educação????
Aí mora o grande problema do nosso País. Tudo de errado que vemos, da prostituição à miséria, é falta de educação.
A educação que vem do lar, que vem da escola e que vem dos exemplos a serem seguidos.
Mas a nossa educação está tão corrompida.
Na hora da janta, já em minha casa, em segurança, contei o fato ao meu marido e filho. Minha filha estava comigo naquele momento e foi pensando em preservá-la que senti medo de abrir o vidro. Coisa que fiz logo após. Aliás, abri até a porta para pegar no porta-malas o que queria doar a ele, já sem medo e foi quando conversamos tudo isso. Mas na hora do jantar começou o horário político. Quanta hipocrisia. Quando nossos Governantes irão entender que nós não queremos mais ouvi-los falar mal de seu adversário?
Nós queremos ouvir propostas que sejam reais, palpáveis, concretas.
Nós queremos Educação, Alimento e Saúde.
Nós queremos respeito por todos os cidadãos.
Nós queremos oportunidades.
Nós queremos alimentar também nossa alma. Precisamos resgatar valores. Precisamos de ética, Respeito e Moral. Sem puritanismos devassos.
Nós queremos é respirar menos drogas, menos pobreza, menos desafetos, menos poluição.
Nós queremos é ainda olhar com Fé e Esperança, como aquele olhar que hoje vi.
Nós podemos mudar...sempre poderemos mudar...pequenas atitudes geram grandes transformações.
Como não poderia deixar de dizer, use a cabeça, repense, recrie.
Meu pequeno passo é fazer e usar sacolas ecológicas.
Procure uma luz em você e juntos, todos, iremos fazer a diferença!

Comentários

  1. Rosi, li hoje o comentário que você deixou no meu blog. Por favor, me mande um e-mail depois. Gostaria muito de conversar mais com vc sobre o seu pai. Confesso que estou emocionado...

    o meu é reinerfreitas@bol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas