Ao Mestre com carinho

Certa vez entrou na minha escola um novo Professor de matemática. Ao aplicar um teste para nivelamento da turma, descobriu que estávamos aquém do que o ano escolar exigia. Prontamente perguntou para a turma se queriam aula de reforço das matérias já dadas, para que logo ele pudesse adequar o novo conteúdo. Ao resolvermos que sim, ficamos de escolher onde seriam dadas as aulas e ofereci minha casa já que tínhamos uma enorme área nos fundos...conseguimos um quadro negro e passamos a ter nossas aulas.Vi a emoção por detrás dos óculos do Professor Roque em ver a turma toda presente querendo aprender. E o que dizer da doce e amada Professora Lauri?

Logo mais no Ensino Médio, chamado então de Científico, tive um Professor de Filosofia. Eu nos meus 15 anos "boiava" no assunto... então ele me disse: Tu vais amar filosofia, pois és questionadora e analisas a alma e mente do outro. Foi a primeira vez que rodei de ano, não por causa da filosofia...haha Foi a única vez em que estudei em escola pública e era de um ensino rigoroso e eficiente.

Segui para a paradisíaca Recife onde fiz Primeiro ( repetindo) e Segundo ano do Ensino Médio, tive incríveis professores...a de Português, que "exigia" de mim na hora da chamada dizer Presente, bem ao estilo gaúcho me alertava que se eu dissesse aqui, ou só levantasse a mão me daria falta...ela me olhava e se deliciava com o meu presente ao contrário do "présenti" nordestino.

E então voltei ao sul e descobri a maldade do que já acontecia em algumas salas de aula...minha turma de terceiro ano era horrível, com algumas ressalvas obviamente. Um dos professores infartou tamanho "bulling" que a turma fazia com ele...era o início da decadência moral de alguns estudantes..

Ah e claro meu mundo era de escola particular. O que dizer dos guerreiros que doam suas almas nas escolas públicas?

Ingressei numa Faculdade.
Sempre salientarei alguns professores que me despertaram a ser quem sou, a questionar...alguns me levaram as lágrimas, outros plantaram sementes que germinaram em mim.

Meu professor de História do Básico. Como ele despertou ainda mais essa paixão em mim? Que talento para ensinar.

O que falar do respeito que Raul Pont passava nas aulas de EPB, ouvia quem discordava dele, argumentava e nos levava a raciocinar, sem nunca nos cobrar posição partidária ou de direita ou esquerda.

E o professor Araújo....esse me fez chorar e quase desistir, até meu despertar...Hoje muito do que sei de sinais, símbolos, lentes, história por trás da história, Freud..devo a ele!

Ah e as Professoras de Português para Comunicação...
Todos vocês que curtem meus textos, eu devo a elas esse dom. Foram elas que em aula liam um pequeno trecho na nossa frente e em seguida nos mandavam fazer uma redação com o mesmo título do livro..quanta criatividade e imaginação.

E o tal Juan Sosa? Professor de TV que entrava meia noite a dentro dando aula e vínhamos de carona amontoados no carro dele para Porto Alegre...só ele foi capaz de me levar para aulas de teatro. Ok, não rendeu, mas tudo que sei de televisão devo a ele...o cara era fera..responsável pelas transmissões da copa do mundo na televisão, diretor de teatro...

Mas não poderia deixar de citar na minha trajetória escolar aquela que sempre foi minha professora particular, minha prima nota mil, Maria Cristina...se passei em todos os anos escolares do ensino fundamental foi pela paciência e persistência das aulas de matemática que ela me deu.


Esse remenber de minha vida escolar e acadêmica serve para um único propósito, dizer que apoio a greve dos Professores.

Não existe País do futuro sem eles.

Não existe cultura sem eles;

Não existe conhecimento sem eles; Não existe profissionais, sem eles;

Nada existe sem educação. É preciso dar um basta em tudo que se vê contra professores. Eles devem ser respeitados e isso nem deveria ser lei, é dever de qualquer cidadão. O dia que nosso País investir na Educação e tratar com o devido valor o educador, teremos aberto o caminho para o crescimento. Não crescemos com tecnologias, com armamentos, petróleo ou o escambal. Isso nos trás riquezas materiais, mas conhecimento meus caros, só se dá se passarmos pelas mãos dos Mestres da educação.

Aos meus, aos dos meus filhos, a todos...minha reverência, admiração e profunda gratidão!

Comentários

Postagens mais visitadas