A história do dia 8 de março! A força da mulher!

"8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos,em Nova Iorque, fazem greve reivindicando melhores condições de trabalho,redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigem 16 horas), equiparação de salários com os homens (mulheres recebem até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas."

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Em 24 de fevereiro de 1932 a mulher brasileira ganhou direito ao voto e ao trabalho em cargos executivos e legislativos.

Sempre questionei meu papel, perante a família, sociedade e espelho.
Diversas vezes me questionei das responsabilidades, de ser filha, esposa, mãe e cidadã.
Inúmeras outras vezes me achei incapaz de exercer meus direitos e cumprir com meus deveres.
Como boa canceriana, sempre quis dar o meu melhor à todos, e a mim sempre sobrava um tempinho depois.
Ao longo do tempo percebi que éramos um instrumento perfeito para distribuir e fazer evoluir o amor de Deus. Quanta responsabilidade!
Como me cobrei para me tornar o mais perfeita possível. E é claro que não consegui.
Mas a maturidade, essa dádiva que nos permite olhar com mais brandura, me deu todas as letras.
Eu só posso dar aquilo que possuo em abundância.
Menos mal, se dei tanto amor, conforto, alguns gritos e lágrimas, é porque esse mundo interior é o que habitava em mim.
Pois bem, hoje sei que além de mãe, esposa, amante, filha e outros tantos papéis que desenvolvemos com mais ou menos desenvoltura, é o que nos faz "perfeitas".
Uma vez perguntei a uma pessoa sábia:
Por que as mulheres parecem enlouquecidas, sempre querendo mais, quando os homens parecem seguir seu caminho com menos desejo e mais segurança.
A resposta veio assim:
Porque minha filha, de tempos em tempo, Deus precisa da renovação e da propagação do amor na terra e isso só cabe a alma sensível e plena de uma mulher.
Respondida a questão, vejo ainda muitas de nós buscando, buscando e nem sempre encontrando.
Vejo mulheres seguras, com lágrimas nos olhos;
Vejo mulheres caladas, com sua paz interior;
Vejo mulheres lindas, que não se encaram no espelho;
Vejo mulheres comuns, que emanam seu brilho:
Vejo mulheres fortes, que se desmancham num beijo;
Vejo mulheres céticas, a beira de um tormento, querendo ser salva por uma Igreja;
Vejo mulheres crentes, a espera de um deslize;
Vejo mulheres, que apenas desejam;
Desejam um carinho,
Desejam um sorriso;
Desejam um abrigo;
Desejam um caminho;
Desejam e são desejadas todos os dias.

Somos uma força mutante.
Somos capazes de total desprendimento, de atos heróicos para salvar nossos rebentos.
Somos capazes de nos reinventar, de nos apaixonarmos e alcançarmos a plenitude, todos os dias.
Somos capazes de ir ao infinito, quando seguimos nosso sonho;
Somos a essência do amor;
Somos a esperança de Deus;
Somos aquela que gera, um futuro mais lindo, para si e para os seus.

Comentários

Postagens mais visitadas