Festas Juninas

Quando tinha 15 anos fui morar em Recife, acompanhando meu pai que iria trabalhar lá. De muitas surpresas que tive, a que mais me chamou a atenção foi a Festa Junina. Fui convidada e quando cheguei, chamei a atenção de todos, pois era a ùnica que não estava vestida a rigor. Me impressionei com o amor, a vibração, o calor que todo aquele povo irradiava ao dançar a quadrilha.
Tenho como um dos mais belos momentos que já vivi. A alegria, a Fé com que o povo nordestino exalta suas raízes e oferendas ao seus Santos de devoção, é ímpar.
Talvez mexa tanto comigo, pelo fato de eu ter nascido nesse mês tão festivo. Talvez por ser também minha Fé, algo que ilumina minha alma.
São Santos católicos, que transmitiram ao longo dos séculos as palavras do Evangelho.
Viva Santo Antonio, o que se doa.
Viva São João, o precursor.
Viva São Paulo, o despertador da Fé. Aquele que me deu o berço.
Viva São Pedro, aquele onde foi edificada a Fé e que é meu protetor amado.
Um pouco sobre a história das Festas Juninas

No Brasil, recebeu o nome de junina porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristãos dos quais se oriundam as comunidades de imigrantes. A festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiás acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.

Chamada de "QUADRILHA" a dança mais importante nas festas juninas é aquela onde os casais trocam de pares. Originou-se em bailes rurais franceses e depois passou a fazer parte dos bailes da nobreza. Portugal a trouxe para o Brasil no século XIX, quando a família real portuguesa transferiu-se para o nosso país.
A quadrilha de hoje, utiliza ainda os passos franceses, adaptando a dança as tradições culturais brasileiras.
E VIVA São João!

 

Comentários

Postagens mais visitadas