Alice no País das Maravilhas

Quando criança, a história infantil que mais eu gostava era a de Alice no País das Maravilhas.
Como era difícil comprar um livro de história!
Eu aguardava por um ano inteiro, para que repassassem na TV o desenho.
Eu me via naquela Alice. Uma menina sonhadora, que se desligava do mundo para viver seu fantástico mundo interior, mas mantinha o pensamento firme na razão.
Ela confiava plenamente em todos que se aproximavam, sendo incapaz de perceber alguma maldade, se deixando levar pelos acontecimentos.
Mas ela tinha um quê que me atraía sobre maneira. Ela escapava de todas as situações, com um toque de esperteza, mas sem nunca perder a sua essência criativa e pura.

Bem mais tarde, já cursando meu Jornalismo, me deparei com um livro intitulado:
" A Psicanálise dos contos de fadas" de Bruno Bethelheim, mas não encontrei minha Alice lá.
Por anos a fio, sempre quis entender o que me identificava tanto com aquela menina, que sonhava e acordava amadurecida por sua exploração interior. ( Essa sou EU), como não havia percebido antes?

Assim tive a grata surpresa de ver lançado, ano passado o Filme " Alice no País das Maravilhas".
Uma releitura da história, com um toque mais adulto.
Mas o que me chamou muito mais atenção no filme, foi a letra da música, que serviu de trilha sonora.
Ah e ali me identifiquei em tantos momentos e descobri por fim, que minha Alice me faz sempre seguir em frente, cair, levantar, não desistir e não reclamar e muitas vezes até não chorar.
Descobri que minha viagem interior é o que alimenta meu espírito e que amadurece minha alma,quando retorno desse passeio único.

Assim sigo minha estrada, com meus seres animando essa caminhada.
Voltando da minha secreta viagem, sigo como Rosi, levando adiante minha vida encantada.

A música se chama Alice, de Avril Lavigne.

Transcrevo abaixo sua tradução:

"Alice"

"Viajando
Girando
Estou no subterrâneo
Eu caí
Sim, eu caí

Estou apavorada
Então, onde eu estou agora?
De cabeça para baixo
E não consigo parar agora
Não pode me deter agora

Eu - eu vou me virar
Eu - eu vou sobreviver
Quando o mundo estiver desmoronando
Quando eu cair e atingir o chão
Vou me virar
Não tente me impedir
Eu - eu não vou chorar

Eu me vi
No País das Maravilhas
Me recuperei
De novo

Isto é real?
Isto é faz de conta?
Eu vou assumir uma posição
Até o final

Eu - eu vou me virar
Eu - eu vou sobreviver
Quando o mundo estiver desmoronando
Quando eu cair e atingir o chão
Vou me virar
Não tente me impedir
Eu - eu não vou chorar
Não tente me impedir
Eu - e eu não vou chorar"

Comentários

Postagens mais visitadas